Veja como funciona a estrutura e as instalações do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica.
O Curso de Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica do ITA foi criado para atender demanda de recursos humanos da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), com o oferecimento de um conteúdo curricular dedicado às necessidades tecnológicas da empresa.
O Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica do ITA faz parte do PEE – Programa de Especialização em Engenharia, oferecido pela EMBRAER.
As principais características diferenciadoras do Programa são:
(1) suporte financeiro garantido pela EMBRAER, conforme preconizado pela Portaria 80 da CAPES;
(2) exame de seleção altamente competitivo, realizado em diversas etapas em nível nacional pela própria empresa e por docentes do ITA, para candidatos formados em engenharia. Durante a seleção, há provas escritas, dinâmicas de grupo e entrevistas;
(3) dedicação em período integral por parte do aluno: uma vez aprovado e classificado, o mestrando recebe uma bolsa de estudos através da Fundação Casemiro Montenegro Filho, dedicando-se em período integral ao Programa;
(4) prioridade, por parte da EMBRAER, na contratação do Mestre Profissional para trabalhar na área de especialização para a qual se graduou no programa.
A Divisão de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial do ITA tem como objetivo a formação de engenheiros, mestres e doutores em engenharia para atuarem com destaque no desenvolvimento científico e tecnológico do setor aeroespacial.
Visão geral do programa:
A primeira fase visa nivelar os conhecimentos e desenvolver competências para uma atuação sistêmica com conscientização da correlação das tecnologias. São apresentados os fundamentos da aeronáutica, como: aviation business, introdução a manufatura de aeronaves, introdução a sistemas de controle clássico e moderno, mat lab, aerodinâmica, desenvolvimento integrado de produto, entre outros.
Também acontecem atividades de aculturamento à realidade da Embraer sobre nossos valores e pilares culturais, visitas técnicas, apresentação dos nossos produtos, contato com profissionais e instrutores.
Duração: 5 meses.
É promovida a interação dos participantes com os colaboradores da Embraer e são utilizados os laboratórios dos ITA para a realização de aulas práticas e experimentos. Ainda é dada especial atenção ao desenvolvimento pessoal do(a) participante, com foco no autoconhecimento, no relacionamento interpessoal e na cultura de times.”
Os participantes se organizam em equipes multidisciplinares para desenvolver projetos que respondam a um desafio técnico proposto pelos coordenadores do programa, em sintonia com a visão de negócios da Embraer. O projeto abrange todo o ciclo de vida do produto e serviços e passa por análise de viabilidade técnica e financeira. Os participantes são orientados por um grupo de mentores que são referências técnicas nas suas áreas de atuação.
Doze meses após o início da Fase 3, o participante do programa deve defender sua dissertação para a conclusão do Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica do ITA, reconhecido pela CAPES/MEC.
Os temas são escolhidos pelo mestrando – a partir de prioridades tecnológicas estabelecidas pela EMBRAER e ITA – com apoio da tríade composta por: participante do programa, orientador Industrial (Embraer) e orientador acadêmico (ITA). Os trabalhos acontecem de forma presencial ou remota.
Coordenador:
Flávio Luiz de Silva Bussamra
Secretária:
Sheila Aparecida Diniz Rocha
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Divisão Aeronáutica e Aeroespacial
Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica
Praça Mal. do Ar Eduardo Gomes, 50, Vila das Acácias, São José dos Campos/SP – CEP 12228-900
Divisão de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial do ITA © Todos os direitos reservados. 2023 – MIDIASIM Criação e Soluções Web
Nossa plataforma utiliza cookies para melhorar sua experiência de compra e mostrar ofertas personalizadas para você. Ao continuar navegando e aceitar você está de acordo com a nossa política de privacidade.