Instituto

Tecnológico

de Aeronáutica

ITA Aeronautical and Aerospace Engineering Division​

Professional Master’s Program in Aeronautical Engineering.
Telefone para contato

A Divisão de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial do ITA tem como objetivo a formação de engenheiros, mestres e doutores em engenharia para atuarem com destaque no desenvolvimento científico e tecnológico do setor aeroespacial.

Estrutura Curricular Mestrado Profissional em Eng. Aeronáutica – Clique Aqui
Horários das Turmas do Mestrado Profissional – Clique Aqui
Dissertações Concluídas – Clique Aqui

Requisitos para Conclusão

Para concluir com êxito o curso de Mestrado Profissional, o aluno deve obter, no prazo máximo de 30 meses:

Contagem de créditos aprovada, com mínimo de 24 créditos (atribuídos pela comissão de contagem de créditos), média mínima de 7,5 nas disciplinas 7xx, excluindo atividades de formação técnico-profissional.

Aceitação da versão final da dissertação por parte do orientador e do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa nos prazos estipulados pela banca examinadora da dissertação.

Aprovação no exame de dissertação por parte da banca examinadora.

Cada modalidade de Mestrado Profissional pode especificar exigências adicionais para a conclusão do curso, como um exame de qualificação ou artigo pronto para publicação.

Exame de Qualificação

O Exame de Qualificação tem o objetivo de verificar a amplitude e a profundidade dos conhecimentos, bem como da capacidade crítica do aluno, necessárias para a elaboração de Dissertação de Mestrado Profissional. O prazo máximo para obter a aprovação no exame de qualificação é de 3 semestres letivos após o ingresso no curso, sendo permitida uma única reprovação no exame de qualificação, desde que dentro do prazo. Para realizar o exame, o aluno deve fazer solicitação na secretaria:

 

A banca de exame de qualificação é nomeada pelo coordenador da área, a pedido do aluno, e é composta por pelo menos 3 membros, entre os quais o orientador, coorientador (Orientador Industrial) e pelo menos um membro interno. O exame de qualificação consiste em:

  • Entrega aos membros da banca, com mínimo de 07 dias de antecedência, de uma monografia, em português ou inglês, contendo proposta, metodologia de pesquisa, resultados parciais e plano de atividades restantes;
  • Apresentação oral, em português ou inglês, com duração de até 30 min;
  • Arguição oral, em que cada membro da banca avalia os itens apresentados.

Exame de Inglês

O aluno matriculado em curso de Mestrado Profssional deve ser aprovado em um exame de conhecimento de língua inglesa, no prazo de 1 ano após sua primeira matrícula. Este exame pode ser realizado das seguintes formas:

1. Como parte do processo seletivo do aluno.

2. Internamente no ITA. Neste caso o aluno deve preencher o requerimento de exame de inglês (ver arquivo anexo abaixo) e entregar na secretaria da Divisão de Pós-graduação, que indicará um professor do ITA para a aplicação do exame. Este exame consiste na tradução de trechos de textos técnicos.

3. Externamente ao ITA. Neste caso o aluno deve entregar, na secretaria da Divisão de Pós-graduação e Pesquisa, cópia do comprovante de um dos seguintes exames, acompanhado do requerimento de exame de inglês (ver arquivo anexo abaixo):

  • TOEIC (Test of English for International Communication), aprovação para 550 pontos ou mais.
  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language), aprovação para 460 pontos ou mais (ITP), 57 pontos ou mais (IBT).
  • IELTS (International English Language Testing System), aprovação para nota 3,5 ou superior.
  • Exame da Universidade de Cambridge FCE (First Certificate in English), aprovação para nível C (45) ou superior.

Dados de Matrícula e Conclusão